O Marketplace é conhecido como uma espécie de shopping virtual que apresenta inúmeras vantagens quando comparado a ecommerces próprios. Facilita pela busca do produto reunindo diversas marcas e lojas em um só lugar. No marketplace, o cliente encontra concorrência, isso significa maior poder de escolha e melhores preços.
Com a evolução da internet e o aumento da quantidade de pessoas que realizam compras online, mais negócios começaram a se conectar e utilizar este canal para distribuir seus produtos. Um Marketplace é uma comunidade ou um local onde pessoas e empresas se encontram para realizar negócios, comprar ou vender alguma coisa. A vantagem principal de usar desta estratégia é a visibilidade. Vender produtos em um marketplace significa poder ser encontrado mais facilmente pelo comprador.
Alguns exemplos de Marketplace são: B2W (Americanas, Shoptime e Submarino), Magazine Luiza, Carrefour, entre muitas outras lojas.
O aumento dos resultados é consequência do posicionamento dentro dessas plataformas. Quanto melhor for o serviço de entrega, melhor relacionamento com os clientes e maior indicação, mais vendas você terá.
Neste artigo vou mostrar algumas vantagens de expandir os negócios para a internet e como as estratégias de Marketplace podem alavancar os resultado das vendas.
1- Gerenciamento de Marketplace
Você não pode vender o que você não tem. Sabendo disso, é muito importante que se tenha o controle dos produtos e dos processos de venda. Ou seja, fique atento nas atualizações na plataforma, quais mercadorias estão disponíveis, quais estão entrando e saindo. Atente-se também ao controle de estoque, quais produtos estão sendo mais vendidos e quais precisam de mais visibilidade.
O gerenciamento do Marketplace, facilita para que tudo seja muito bem organizado e controlado de forma vantajosa para mais resultados. Ajuda também a identificar problemas no processos de vendas com mais rapidez, simplificar o cumprimento de prazos, previne futuras reclamações e conflitos com os compradores.
2- Análise de Mercado
Empresas que focam no estudo de mercado estão sempre a um passo à frente, assim conquistam suas vitórias garantindo que a sua marca tenha sua parcela nele.
Fazer análise de mercado é essencial para tomar decisões com mais segurança, identificar erros a tempo para corrigi-los, descobrir pontos fortes e fracos da concorrência, entre vários outros benefícios.
O conhecimento de como está o mercado no momento atual e para qual caminho está indo facilitará para que as estratégias corretas sejam feitas para obter sucesso nos resultados. Sabemos que o mercado está constantemente em mudanças e estar por dentro das novas tendências e exigências será totalmente válido para que o número de vendas cresçam.
3- Buscar por mais Marketplaces de nicho
No universo de shoppings online não há exigência de exclusividade. Isso significa que o lojista pode vender seus produtos em vários Marketplaces ao mesmo tempo. Esta estratégia de diversificação traz resultados incríveis, justamente pela mercadoria ser encontrada em vários lugares, mesmo se já estiver sendo anunciada.
Uma grande vantagem é a diversificação das fontes de rendas. Há benefícios para o fluxo de caixa do negócio, pois cada marketplace faz o repasse dos pagamentos em datas específicas, reduzindo a dependência de um pagamento único.
Anunciando em mais de uma rede varejista é possível ampliar a quantidade e o perfil de potenciais consumidores. É comum que os clientes sejam fiéis a determinadas lojas, isso proporciona uma confiança por parte do comprador pelo fato de ser a sua plataforma de referência.
4- Acompanhamento de Ads
Criar campanhas de ADS sem medir estatísticas minuciosamente é um tiro no escuro. Por sorte você pode obter bons resultados nas campanhas, mas depender da sorte não é o suficiente.
A busca por informações relevantes dos seus produtos, como: volume de busca, número de compras, entre outras, te ajudará a criar campanhas direcionadas e com maior taxa de conversão.
Após o início da campanha é necessário continuar o acompanhamento das métricas para, assim, você acompanhar em “tempo real” quais os produtos que estão gerando melhores resultados e quais precisam de alguma alteração.
Esse acompanhamento é necessário para verificar se será vantajoso investir em certas campanhas ADS, como está sendo o alcance dos produtos, etc. Com esses dados, as ações tendem a ter mais assertividade nos resultados.
5- Diferenciais e posicionamento
Em um shopping, para sua loja ser escolhida ela precisa chamar uma atenção extra. No mundo online, não é diferente. Precisa ter algo que se destaque e instigue para que o comprador escolha especialmente a sua loja e seu produto.
Apesar desse nicho ser abrangente, ainda terá concorrentes. Seu diferencial será um grande aliado para que o seu produto seja o escolhido pelo comprador. Por isso, deve buscar o seu diferencial, que pode ser no produto, no preço, no valor agregado, na forma de entrega ou no atendimento.
Você também deve ter um posicionamento bem definido, evitando assim desgastes ou erros desnecessários. Por isso, a escolha dos marketplaces que comercializa seus produtos deve ser cautelosa. O marketplace de nicho ideal deve ter um público semelhante ao seu, que gosta das mesmas coisas e tenha alto potencial de compra.
Conclusão
Neste artigo, mostrei os principais pontos de como as estratégias de Marketplace podem proporcionar números incríveis nos resultados do seu negócio. O universo de compras online está cada vez se expandindo mais, por isso, sua loja física pode já não obter os mesmos resultados que uma loja virtual.
Hoje em dia é comum que as pessoas utilizem mais o celular para fazer compras do que especialmente ir a um shopping ou procurar lojas físicas. O Marketplace facilitará para a visibilidade dos seus produtos, além de ajudar a serem encontrados.
Aproveito para apresentar o LEAN Marketplace Implementation, com este serviço você disponibiliza seus produtos nas maiores plataformas do mercado, tendo uma equipe especializada para a implementação e gestão do seu Marketplace.