Com as previsões sobre a economia global e o status das megacidades se desdobrando a cada minuto, trazemos uma lista de tecnologias emergentes que ganharão destaque neste ano. Cada tecnologia mencionada poderia ter sido tema de artigos de anos anteriores, mas em 2024, estão mais distantes de serem ficção científica do que nunca — e mais próximas de acumular capitalizações de mercado interessantes. Aqui estão as tecnologias emergentes sobre as quais aprenderemos em 2024, que podem potencialmente gerar novos empregos:
- Cibersegurança para IoT:
Chamar a cibersegurança de tecnologia emergente pode parecer um exagero.
De qualquer forma, tem emergido há anos, ainda mais na rotina dos CISOs, que devem estar sempre atentos, porque sempre parece haver uma nova ameaça.
Infelizmente, suas preocupações são justas. Para empresas, hospitais, governos e quem quer que toque em um teclado, os ciberataques ainda custam trilhões (pelo menos, segundo relatos) de dólares em danos.
Por isso, a tendência para 2024 é que tecnologias mais robustas sejam testadas e divulgadas.
- IA Generativa:
ChatGPT, Bard e Microsoft Bing — a vanguarda das IA’s. E depois disso, existem aquelas ferramentas úteis que os desenvolvedores ainda não aprimoraram o suficiente, como o Tabnine. Todos eles são bastante inovadores, e principalmente projetados para gerar texto, código, imagens e som.
É por isso que são chamados de IA generativa e prometem dominar o fluxo de trabalho das empresas em 2024.
- Baterias flexíveis:
Nesse artigo, as baterias flexíveis surgem quase como uma menção honrosa. Isso porque não se sabe muito sobre a tecnologia, mas os números entram em destaque quando o assunto é projeção de mercado.
Um estudo do World Economic Forum prevê que o mercado global de baterias flexíveis crescerá 240 milhões de dólares entre 2022 e 2027.
É bom ficar de olho nesse assunto em 2024.
- Captura e armazenamento de carbono:
Empresas, países e ONGs estão aderindo à altamente divulgada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com o propósito de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global.
Algumas empresas têm levado isso muito a sério. Como a Microsoft e a HPE, que já estão à frente no quesito sustentabilidade.
Além disso, a União Europeia tem investido significativamente em tais tecnologias como parte dos esforços para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas, incluindo tecnologias da área de captura e armazenamento de carbono (CCS).
- Realidade virtual:
Qual é o seu emprego dos sonhos? Muitos millennials e Gen Zs dirão: “Qualquer trabalho que me permita passar minhas tardes em um paraíso caribenho.”
É natural que muitos duvidem dessa perspectiva e compartilhem uma resposta muito válida: ‘’Você só seria capaz de sustentar tal emprego se pudesse se teletransportar para a praia’’.
Bom, com a realidade virtual você pode.
As projeções para o desenvolvimento e aprimoramento da realidade virtual em 2024 excedem o entretenimento: medicina, cultura, educação, arquitetura e produtividade serão impactados – pelo menos, essa é a promessa das big techs.
- Computação sustentável:
A computação e cada tarefa que um computador realiza ainda requerem energia, e os especialistas estimam que ele consome cerca de 1% da energia produzida no mundo.
Outros estudiosos até estimam que ele use 10%. Então, aguente firme: há espaço real para melhorias na sustentabilidade do processamento de dados.
O DeepMind, por exemplo, já utilizou IA para reduzir 40% do uso de energia nos data centers do Google.
Além disso, a HPE também é um exemplo notável. A empresa carrega em seu DNA a prioridade de um desenvolvimento tecnológico sustentável, fator que é observado em diversos projetos que são protagonistas no mercado.
Por conta disso, a temática ‘’computação sustentável’’ será muito falada em 2024.
Novas tecnologias, novas oportunidades
Essas tecnologias emergentes têm horizontes de lucro claros, com organizações estimando que serão mercados de centenas de milhões de dólares.
Isso, é claro, poderia significar empregos para pessoas que podem se especializar em tornar essas tendências mais do que modismos de 12 meses.
Engenheiros de software que sabem como programar com segurança em mente, engenheiros de nuvem ou engenheiros de IA definitivamente conseguirão oportunidades com essas tendências.
Gostou do conteúdo? Siga a Lean Sales no Instagram para sempre ficar por dentro: https://www.instagram.com/leansales.com.br/