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A importância da inteligência de negócios na tomada de decisão organizacional

A Inteligência de Negócios ou Bussiness Intelligence é definida como um processo em que os dados internos e externos da empresa são integrados para produzir informação significativa para o processo de decisão.

Carmelise de MedeirosCarmelise de Medeiros

Na chamada era da informação, as organizações tratam as informações como o principal recurso para obter vantagem competitiva e a diferenciação no cenário de mercado tão concorrente e em constante mudança. 

A gestão da informação busca explorar com eficiência e eficácia os recursos de dados, informações e conhecimentos que estão à disposição da organização, melhorar o processo da tomada de decisão e o uso dos dados.

Os desenvolvimentos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) têm facilitado e reduzido o armazenamento, uso e divisão de informações pertinentes nas organizações. 

Desta forma, muitas empresas iniciaram um processo de obter vantagens destas novas tecnologias de informação e comunicação e, com elas, desenvolveram uma infraestrutura técnica para descomplicar a divisão do conhecimento e permitir uma atuação mundial.                                             

A Inteligência de Negócios ou Bussiness Intelligence é definida como um processo em que os dados internos e externos da empresa são integrados para produzir informação significativa para o processo de decisão.

Na perspectiva tecnológica, a Inteligência de Negócios é compreendida como um conjunto de ferramentas que apoia o armazenamento e análise de informação. O ponto central não está no processo, mas nas tecnologias que permitem a gravação, recuperação, manipulação e análise da informação.

O problema empresarial mais grave é a grande quantidade de dados disponível, provocando dificuldades na extração de informações, dificultando assim o processo de tomada de decisão. 

As informações mais relevantes para tomadas de decisões estratégicas estão escondidas em milhares de tabelas e arquivos, associadas por relacionamentos de correlações transacionais, em uma organização inadequada para o estabelecimento de decisões. 

Diante desse contexto, o objetivo das técnicas de BI consiste na definição de regras e técnicas para a manipulação precisa dos volumes de dados a fim de transformá-los em depósitos organizados de informações, independentemente de qual foi a sua origem.

As ferramentas de BI auxiliam a tomar decisões mais inteligentes, alguns exemplos do seu uso incluem:

Para alcançar excelência em diversas áreas da empresa, as organizações contam com as características e a vantagem competitiva dos sistemas de Bussiness Intelligence, confira a seguir:

 As principais fontes de aquisição de dados são:

   O processo no ciclo de Inteligência de Negócios compreende as seguintes etapas:

 

O uso das ferramentas de Inteligência de Negócios integra os dados existentes nos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) que é um sistema interfuncional com o objetivo de integrar e automatizar diversos processos de negócios, e o CRM (Customer Relationship Management) visando a melhoria do relacionamento com o cliente em todo o ciclo de vida entre empresa e o cliente, ambos destinam-se a geração dos resultados esperados a partir da aplicação de sistemas de Inteligência de Negócios na empresa, os quais abrangem:

Neste cenário, a análise de dados e Inteligência de Negócio é dividida em três categorias: operacional, tática e estratégica. As categorias apresentam foco, usuários, tempo e dados diferentes, veja:

As três formas de BI devem trabalhar em direção a um objetivo comum, interligadas, fornecendo os resultados da estratégica para a tática com a finalidade de promover uma melhor tomada de decisões operacionais:

A Inteligência de Negócios nos níveis estratégico, tático e operacional promovem a projeção do futuro por meio de cenários com base nos dados precisos do presente e passado. 

A implantação do BI necessita de pesquisa e estudo de mercado para comprar ou contratar os elementos primordiais de maneira assertiva. 

A análise dos custos são extremamente relevantes para estabelecer o equilíbrio financeiro e as aquisições indispensáveis para a organização.

Assim, a Inteligência de Negócios é fundamental para as organizações por sua capacidade de direção na tomada de decisão assertiva, ágil e principalmente na segurança da tomada de decisão.

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