O que seria do mundo sem o marketing?

No dia 08 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Marketing, que é  popularmente conhecido como “marketeiro”. Esse profissional é criativo, curioso e super antenado nas tendências.  

Mas afinal, o que é marketing? Recorremos ao pai do marketing, o Philip Kotler, para responder essa pergunta, segundo ele, “normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.”

O marketing vai além de produtos e serviços, é sobre conhecer as pessoas. De acordo com Peter Drucker, “a meta do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda sozinho.”

Em homenagem ao Dia do Profissional de Marketing, preparamos esse conteúdo especial para falar da importância da área e dos profissionais que atuam nela.  Saiba mais sobre marketing. Acompanhe!

Evolução do marketing

No prefácio de “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, os autores Kotler, Kartajaya e Setiawan falam da mudança do marketing centrado no produto (1.0) para o marketing voltado para o consumidor (2.0) e o marketing centrado no ser humano (3.0). 

O marketing 4.0 é um desenvolvimento do marketing 3.0 para compreender o consumidor na era digital. Já no mais recente marketing 5.0, o marketing se une a tecnologia e as pessoas, orientado por dados, mas priorizando o ser humano.   

Se na era 4.0 a análise do comportamento do consumidor digital, integração do marketing online e offline e conexão com o público-alvo através das tecnologias digitais marcavam presença, no marketing 5.0, a tecnologia vem para ajudar as empresas a proporcionar a melhor experiência ao cliente.

O fato é que o mundo presenciou uma transformação digital acelerada ao ser surpreendido pela pandemia de COVID-19. A corrida pela adaptação trouxe o lado humano mais presente nas marcas, enquanto tecnologias, como a Inteligência Artificial, IoT, entre outras, auxiliavam na criação de estratégias.

Qual é o próximo passo?

Diante das mudanças, o futuro do marketing caminha para marcas autênticas aliadas ao propósito de se conectar com as pessoas, comprometidas com seus valores e posicionadas em relação a temas importantes, como diversidade e meio ambiente. 

O público-alvo deseja encontrar verdade nas marcas, tanto no ambiente virtual quanto no mundo real. O resultado disso é um engajamento que torna os consumidores embaixadores da marca, gerando identificação e conexões genuínas.

A missão de aproximar a marca do consumidor fica por conta do marketing. O marketing orientado por dados (data-driven marketing) ajuda muito os profissionais a elaborarem estratégias mais assertivas, mapear a jornada do cliente e conhecer o público-alvo como ninguém para proporcionar a melhor experiência a ele e resultados .

2020 provou o quanto estar preparado para as situações adversas faz toda a diferença ao conseguir se ajustar rapidamente. As empresas tiveram que repensar suas ações de marketing conforme as transformações de um cenário incerto. 

Lidar com as incertezas é uma habilidade que o time de marketing conhece muito bem, pois o tempo na área de marketing passa voando. Então, as empresas incorporaram agilidade mais do que nunca para continuar funcionando.

O Agile Marketing consiste em uma metodologia ágil na gestão de projetos em marketing, se desprendendo de processos burocráticos. O tempo é otimizado com planejamentos que se ajustam às necessidades do mercado.

O lema é agir rápido, levando em conta ciclos menores de produção, aprendizado constante e foco no público-alvo para o alcance de resultados satisfatórios.  É claro que contar com uma equipe preparada é um diferencial e tanto.

Como o Lean Marketing atua no setor de tecnologia?

Uma coisa que o time de marketing da Lean Sales tem é experiência no setor de tecnologia. A nossa bagagem nos fez perceber a importância do alinhamento entre marketing e vendas em todas as estratégias, do início ao fim

Deixamos de lado o marketing tradicional para otimizar processos e criar estratégias pensadas nas demandas de nossos clientes, focando na geração de negócios. O Sales Marketing vai muito além da parte visual, mas da especialidade de cada um para transformar campanhas em geração de oportunidades para o mercado de tecnologia

A criatividade está no DNA do nosso time de marketing, com estratégias de comunicação que conversam com o seu público-alvo por meio de uma linguagem feita para ele. Estamos por dentro das novidades de negócios e tecnologia para oferecer as melhores ações visando o sucesso da sua empresa.

O que desenvolvemos para nossos clientes 

  • Criação de sites focados em gerar negócios;
  • Landing pages de alta conversão;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Criação e gestão estratégica de mídias sociais;
  • Geração de conteúdo para ranqueamento e posicionamento empresarial;
  • Desenvolvimento e gestão estratégica de campanhas pagas (ADs);
  • Desenvolvimento de branding;
  • Materiais gráficos e digitais, como e-books, manuais, padronização de identidade visual e muito mais.

Desenvolvimento e apoio estratégico

  • Criação e gestão de eventos online;
  • Criação e gestão de campanhas de endomarketing;
  • Criação e gestão de campanhas de mala direta;
  • Brindes, campanhas e premiações.

O que seria do mundo sem o marketing? Bom, provavelmente bem menos criativo e com longa distância entre as marcas e os seus consumidores, dificultando o fechamento de ótimos negócios. 

Feliz dia do marketing para todos os profissionais que se esforçam para fazer o diferente todos os dias!

Somos movidos pela paixão de transformar insights em coisas incríveis, contribuindo para o crescimento empresarial! Conte com a gente!

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Carmelise

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