Eventos online: como se destacar no meio da multidão?

O ano é 2021 e trocamos o “você vai no evento?” pelo “você já se inscreveu no evento?”, substituímos o crachá de participante pelo avatar (foto do perfil) e nome em diversas plataformas de transmissão.

E na premissa de “se você não pode ir até o evento, o evento vai até você”, as empresas acompanharam o marketing digital sendo mais presente em suas estratégias, inclusive apostando em eventos no formato online. Mais do que uma onda, os eventos online mostram que vieram para ficar.

Segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 200 organizadores de eventos B2B, os entrevistados obtiveram um aumento de 79% no ROI com os eventos online, a projeção é que eles dobrem em 2021.

No cenário atual, a busca por adaptação e continuidade dos negócios fizeram com que as empresas reinventassem a forma como se relacionavam com os seus clientes, em uma fase constante de aprendizado para encontrar mais oportunidades pelo caminho. 

A consequência desse processo de repensar as ações e propor mudanças levou as empresas a atingirem os principais objetivos de um negócio por meio do evento online, que são: captar novos clientes ao prospectar, engajar, vender, gerar networking, parcerias e comunidade ou aquecer os clientes existentes com lançamentos, novidades, notícias, soluções, produtos, motivação e engajamento.

Com o evento online é possível atingir os dois objetivos em uma ação de lançamento de produtos, por exemplo, mas o mais importante é que o evento neste formato serve para dar voz à empresa, isso mesmo! Fale ao seu cliente o quanto ele é importante para você e o que ele ganha com o que está sendo oferecido. 

A pergunta de um milhão de dólares é: como fazer um evento online de sucesso? Conversando com os nossos clientes a respeito do assunto, as principais dúvidas que surgiram foram:

Convidamos 100 pessoas para o evento e só 10 aparecem, por quê?

  • Falta de estratégia na execução das ações: tudo começa por um planejamento bem feito, se você não sabe para quem o evento é interessante, quais temas abordar e como fazer, a entrega do seu evento será comprometida;
  • Tempo para execução: quanto mais cedo começar as ações de pré-evento, melhor, mas com o planejamento em dia é possível obter um resultado satisfatório mesmo com o prazo reduzido;   
  • Baixo engajamento com a divulgação: volte para a etapa 1, no planejamento deve constar as estratégias de divulgação do evento para que as ações sejam direcionadas ao público certo, com linguagem adequada e persuasiva, despertando a curiosidade dos clientes e promovendo a interação deles nas mídias sociais e e-mails da empresa/evento; 
  • Falta de experiência: também é um fator limitante na hora de executar um evento, pois a falta de avaliação de resultados anteriores, conhecimento do setor e indicadores dificultam a realização de ações assertivas; 
  • Falha na comunicação com o público-alvo: se o seu público-alvo não entende que o evento é importante para ele, nem como as temáticas ou soluções se encaixam em suas necessidades, dificilmente ele vai ter vontade de participar.

Como diversificar os temas e ser destaque dentre tantos eventos online?

É preciso entender o público: conheça o seu público a ponto de saber quais são as suas particularidades, o que eles estão buscando e os motivos que os fazem participar de eventos online, sem esquecer de focar na relevância do tema abordado dentro desse contexto para atender às necessidades dos clientes.

Ter conhecimento do produto ou solução tema do evento: se o lançamento ou apresentação de um produto ou uma solução for a temática central do evento, pesquise o máximo que puder a respeito dele/dela e amplie o leque de possibilidades de resoluções oferecidas em diferentes aplicações para os seus clientes.  

Qual é o objetivo do evento? A definição do que você pretende alcançar com o evento deve ser o centro de suas ações, seja para atrair ou estabelecer um relacionamento a longo prazo com o seu potencial cliente, carteira de clientes e tomadores de decisão, além de aumentar a conversão em venda.  

Conhecer e utilizar estratégias de copywriting: saber quem é o seu público e determinar o tema são os primeiros passos, agora, você precisa saber como chegar até ele e convencê-lo.

A escrita persuasiva nada mais é do que o uso de técnicas para convencer e converter uma pessoa para que ela faça uma ação, influenciando a sua decisão rapidamente, por exemplo, se inscrever no evento e acompanhar a transmissão. 

Como planejar um evento online? Acompanhe o nosso passo a passo a seguir para ajudar você na hora da organização: 

1. Conheça o seu público e defina o tema

O tema define o quão bem-sucedida a sua ação será. Tenha em mente as respostas para as seguintes perguntas: o que os participantes querem assistir? O que a audiência tem interesse em aprender? Tudo gira em torno do seu público.

Seja criativo na escolha do nome para se destacar. Procure criar algo que tenha a ver com a temática principal do evento, que seja inovador e que passe credibilidade. Invista numa abordagem humanizada (human to human) e conte histórias para produzir conteúdos que agregam valor e engajamento.

O público-alvo já está cansado de eventos que só tratam das soluções em si, por isso o conteúdo que você tem a oferecer tem que ser relevante para ele, foque nas dores do cliente e como o seu negócio pode ajudá-lo trazendo convidados que promovam insights e resolução de problemas.

Fale a língua do seu público e procure “casar” com o objetivo principal do evento. Se o seu público é composto por gerentes, analistas, executivos, a linguagem precisa ser próxima dele, com características que referenciam a área na descrição do tema, objetivos e palestrantes. 

A expressão “Uma imagem vale mais que mil palavras!” é muito válida neste caso também. Invista o seu tempo na busca por imagens que realmente façam sentido com o tema e objetivo do evento.

2. Gere experiências

Todos buscam por algo que ainda não viram ou ainda não sentiram. O ser humano é movido por emoções e são elas que marcam acontecimentos em nossa memória. Então, não tenha medo de investir em presentes, brindes, cartas, vídeos, postagens e e-mails para encantar o seu público. 

Tudo pode se transformar em uma ótima experiência ou ter um impacto ruim. Por isso, é essencial ter dedicação e muita criatividade para demonstrar aos participantes o quanto eles são exclusivos e especiais para a sua empresa. Seja no pré ou no pós-evento, surpreenda!

Pensar em brindes inovadores é sempre um desafio, mas quando eles estão acompanhados de um bom conteúdo, seja uma carta, e-mail, postagem ou landing page, qualquer opção escolhida fica mais fácil!

3. Saia do piloto automático

Cada evento é exclusivo e personalizado. Pense na diversidade de demandas que a sua empresa pode atender, o seu cliente quer sentir que a empresa se preocupa com ele e com o que ele precisa. 

Com tantas opções disponíveis, oferecer mais do mesmo não é uma boa alternativa para quem está procurando resoluções e melhorias nos processos e execuções da empresa, ainda mais quando se trata de tecnologia. As soluções podem ser as mesmas, mas o cliente é único!

Quer se destacar no meio da multidão? Coloque em prática nossas dicas e entre em contato conosco. Temos criatividade de sobra e o conhecimento do mercado de tecnologia necessário para fazer do seu evento online um momento inesquecível!

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Carmelise

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