Pensando sempre no desenvolvimento constante em nossa corporação, demos vida a um novo projeto na Lean Sales chamado: Lean Talk. Ele consiste em encontros de 2 à 3 horas, geralmente aos finais de semana, onde são realizadas apresentações preparadas pelos nossos próprios colaboradores.
O objetivo não é trazer temas relacionados diretamente ao trabalho, mas sim assuntos paralelos ao dia a dia e que acabam influenciando na vida profissional. A ideia também é aproveitar o conhecimento interno e compartilhar com os demais setores para que todos tenham um crescimento contínuo em conjunto.
No dia 22 de junho de 2019 demos início então ao projeto com os seguintes temas: Memética, ideosfera e propósito. Realizado por nossa Gestora de Operações: Michelle Scolaro.
Neste postblog iremos trazer um pouco do conteúdo apresentado neste dia.
O que é meme?
Estamos acostumados a ver e ouvir os famosos “memes” da internet, geralmente há humor e são engraçados. Mas poucos sabem o real significado que está por trás deste termo. Na verdade, meme é algo que deve ser levado muito a sério.
O meme é uma “verdade” que alguém criou. Uma espécie de contaminação cultural que vai se replicando com o passar do tempo, tornando-se uma forma de contágio nas pessoas. É responsável por causar diversas crenças limitantes ou também, podendo ser positivo. Muitas vezes, os memes vão passando geração por geração.
De acordo com Dalwkins, o gene é a cópia de dois DNA e só o que há de melhor irá se replicar. Sabendo disso, acredita-se que o meme é como um vírus mental que está dentro da cabeça dos seres humanos e se replica. Isso acontece através do boca a boca, da fofoca, o contentamento, etc… O cérebro dos indivíduos é repleto de memes desde a infância.
Como combater o contágio?
A melhor forma e a mais eficaz de acabar com o contágio de um meme é a busca pela informação. Desenvolver o hábito de leitura, questionar e não se contentar com qualquer falácia, esses são pontos muito importantes e que devem ser incentivados para que, cada vez mais, as pessoas possam opor-se contra os contágios negativos.
Se não há conhecimento, busca e questionamento, a mente se torna uma porta de entrada para qualquer tipo de meme. Não tendo o devido cuidado, essas crenças e pensamentos causam prejuízos que podem durar uma vida inteira. Quando uma pessoa aceita uma “verdade” sem questionar, as chances dela propagar aquela ideia a alguém é grande, pois o meme costuma ser tão poderoso que proporciona vontade de compartilhá-lo.
O que é ideosfera?
As ideosferas são as áreas onde os memes se criam e se proliferam. As principais são: família, escola, comunidade, trabalho, faculdade, esporte, virtual, política e religiosa. Enfim, os relacionamentos em geral.
Os valores e crenças que se desenvolvem nas pessoas surgem dos memes que estas ideosferas criam. Para saber de onde os memes que te influenciam estão surgindo, pergunte-se:
- Que crenças tenho?
- O que vejo?
- O que aprendo?
- O que escolho?
- O que entendo?
- O que sigo?
- O que acredito?
- O que eu ouço?
- Com quem convivo?
Propósito
Por último, mas não menos importante, a conversa foi sobre propósito de vida e novas ideosferas. Foi explicado como expandir a zona de conforto, sabendo que é um processo dolorido e desafiador. Foi citado também as ansiedades sociais, como a homeostase (aversão à mudança) e a F.O.M.O. (medo de ficar de fora).
Com isso, realizamos uma dinâmica onde respondemos perguntas sobre nossos próprios propósitos, citando quais os tipos de memes que costumam ser repetidos em nossas ideosferas e quais seriam, na nossa percepção, os memes ideais a serem filtrados.
Para concluir, você é dono de 50% de você mesmo refletido no espelho, pois os outros 50% são crenças e pensamentos vindas do exterior. Saiba diferenciar quais destes valores vem de você mesmo e quais apareceram através de memes e falácias sobre o mundo.
Sabendo identificar de onde vem os memes e quais deles te fazem bem ou mal, você consegue identificar quais deles são essenciais para o desenvolvimento do seu propósito. E para isso, é preciso questionar-se das perguntas abaixo e aplicar sua resposta:
- O que eu não estou fazendo? O que eu gostaria de fazer?
- Com quem estou me conectando? Com quem eu quero me conectar?
- Quais os memes que me fazem bem? Quais memes não me ajudam?