Era AIoT: Trilha do Conhecimento

SOBRE A TRILHA

A Era AIoT é uma trilha de eventos na área de Inteligência Artificial e Internet das Coisas desenvolvida pela Bosch através do Connectory em parceria com a Intel, AWS e CPQD, com objetivo de proporcionar uma experiência educacional end-to-end para todos os públicos interessados no tema, seja com foco técnico ou em negócios, para institutos de pesquisa, startups, corporações, universidades e hubs de inovação. Nosso objetivo é fomentar o conhecimento em AIoT para a comunidade e gerar conexões e relacionamento entre os participantes.

Essa trilha terá vagas limitadas para um grupo fechado possibilitando maior interação ao longo da jornada. São mais de 20 encontros disponíveis online com os temas de inteligência artificial, conectividade, segurança de dados, nuvem, entre outros. Esses eventos são modulares e você pode adequar a sua participação de acordo com seus interesses e preferências (para mais informações, veja nossa FAQ).

Venha fazer parte dessa jornada!

Online, para assistir de onde quiser

Gratuito, para todas as trilhas e apresentações

Certificado de participação *

*Seus dados não serão compartilhados com terceiros de acordo com a LGPD.

20

EVENTOS DIRECIONADOS

20

PALESTRANTES

+70

HORAS DE CONTEÚDO

100%

ONLINE E GRATUITO

EVENTOS

ABERTURA DA TRILHA DE  EVENTOS

A abertura desta trilha de eventos acontece no dia 07 de outubro, das 11h às 12h através do YouTube com os participantes Jefferson Simoni(Bosch), Fabiano Sabatini(Intel Brasil), Luis Rego(AWS) e Valéria Chaves(CPQD).

1º EVENTO DA TRILHA

COLABORAÇÃO: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

No 1º Evento da trilha “Colaboração: Ciência e Tecnologia no Ecossistema de Inovação” será introduzido o ecossistema da inovação, que acontecerá no dia 13 de outubro das 16h às 17h via LinkedIn e será apresentado por Walter Wascheck Neto da CPqD.

2º EVENTO DA TRILHA

IPSENSE & AWS: USANDO MACHINE LEARNING NO QUICKSIGHT

No dia 14 de outubro das 10h30min às 12h acontecerá o 2º evento, “IPSense & AWS: Usando Machine Learning no QuickSight”, pelo Zoom, e terá como participante George Randolph da AWS. O evento abordará como aproveitar os recursos de ML do Amazon QuickSight para obter insights de forma simples e eficiente.

3º EVENTO DA TRILHA

VISÃO INTEL AIOT E TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA

Neste evento “Visão Intel AIoT e Tendências de tecnologia” que acontece no dia 19 de outubro às 10h pelo Zoom, tem como participante Fabiano Sabatini (Intel), neste evento as principais tecnologias, soluções e verticais serão abordadas.

4º EVENTO DA TRILHA

MIDDLEWARE: INTEGRAÇÃO DE MÁQUINAS – DADOS E ALERTAS EM TEMPO REAL

No dia 20 de outubro das 16h às 17h, ocorrerá o evento Middleware: Integração de Máquinas – Dados e alertas em tempo real, realizado por Márcio Maestrelo Funes da CPQD. O evento contará com conteúdo sobre a conexão de dispositivos para captura de dados, introdução sobre a integração de máquinas em uma plataforma de IoT gerando alertas em tempo real seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

5º EVENTO DA TRILHA

ADOÇÃO DE VISÃO COMPUTACIONAL E EDGE COMPUTING PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Neste 5º evento “Adoção de visão computacional e edge computing pela Indústria Brasileira”, que será realizado no dia 21 de outubro às 14h por Igor Freitas, irá contar com o overview de tecnologia Intel, como OpenVINO, oneAPI, RealSense, DevCloud for the Edge, além do uso e exemplos dessas tecnologias em indústrias com apoio Intel e parceiros.

6º EVENTO DA TRILHA

BLOCKCHAIN, SEGURANÇA DIGITAL PARA IDENTIDADE DE PESSOAS E COISAS

Fernando Marino da CPQD, no dia 26 de outubro às 16h, realizará o evento “Blockchain, Segurança Digital para Identidade de Pessoas e Coisas”. A internet é hoje a principal rede de comunicação e interação no mundo. Por ela, fazemos pagamentos, trocamos mensagens e consumimos os mais diversos conteúdos disponíveis pela rede.

Desde a sua popularização, no final dos anos 80, muita coisa evoluiu, fazendo com que cada vez mais a internet seja como o mundo real, com exceção de uma: a nossa identidade, pois continuamos nos autenticando e identificando com um usuário e senha. Nessa apresentação discutiremos os desafios e como o Blockchain pode revolucionar a forma com a qual nos identificamos em sistemas digitais.

7º EVENTO DA TRILHA

AWS IOT SITEWISE – COLETE, ORGANIZE E ANALISE FACILMENTE DADOS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Neste evento “AWS IoT SiteWise – Colete, organize e analise facilmente dados de equipamentos industriais” que acontece no dia 27 de outubro as 10h, tem como participante Pietro Colloca (Technical Account Manager na Intel), neste evento as principais tecnologias, soluções e verticais serão abordadas.

 

O AWS IoT SiteWise é um serviço gerenciado que facilita a coleta, o armazenamento, a organização e o monitoramento de dados de equipamentos industriais em grande escala para ajudá-lo a tomar decisões melhores e impulsionadas por dados. Nessa sessão, cobriremos os fundamentos do serviço, além de demonstrações de uso do mesmo.

8º EVENTO DA TRILHA

OVERVIEW SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VISÃO COMPUTACIONAL

No dia 28 de outubro às 14h, acompanhe o evento “Overview sobre Inteligência Artificial e Visão Computacional” realizado por Pietro Colloca, Technical Account Manager na Intel pelo Zoom.

Acompanhe a introdução e explicação sobre conceitos de AI, Machine Learning, Deep Learning, Redes Neurais Tecnologias Intel como OpenVINO, oneAPI, DevCloud for the Edge, RealSense, entre outros.

9º EVENTO DA TRILHA

SEGURANÇA DE DADOS: ELEMENTO CHAVE DO SUCESSO NOS NEGÓCIOS

Neste evento “Segurança de Dados: elemento chave do sucesso nos negócios” que acontecerá no dia 03 de novembro às 16h, terá como participante Jefferson Simoni, neste evento será apresentado sobre segurança de dados em alguns segmentos.

10º EVENTO DA TRILHA

SEGURAÇÃO E ENCRIPÇÃO DE MODELOS DE AI

Em “Seguração e Encripção de modelos de AI”, no dia 04 de novembro às 10h, confira a explicação sobre tecnologias Intel como Intel SGX (Software Guard Extensions), Intel DPT (Data Protection Technology), Intel Secure Key, Intel AES-NI e Intel Digital Random Number Generator (DRNG) com Igor Freitas.

11º EVENTO DA TRILHA

HANDS ON (COMO PROTOTIPAR E VALIDAR O SEU PROJETO COM TECNOLOGIA DE VISÃO COMPUTACIONAL, DL E INFERÊNCIA)

Neste evento, conte com a participação de Pietro Colloca e Yuri Daglian da Intel, no dia 09 de novembro às 14h, para apresentar tecnologias Intel, tais como OpenVINO, oneAPI, DevCloud for the Edge, entre outros.

12º EVENTO DA TRILHA

SEGURANÇA CIBERNÉTICA: UM MUNDO QUE NINGUÉM VÊ (CASES)

No dia 10 de novembro às 15h, acompanhe o evento “Segurança Cibernética: um mundo que ninguém vê (Cases)” realizado por Jefferson Simoni.

13º EVENTO DA TRILHA

AWS IOT SITEWISE HANDS ON – COLETE, ORGANIZE E ANALISE FACILMENTE DADOS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Acompanhe este evento no dia 11 de novembro, apresentado por Zé Maria, PSA na AWS. O AWS IoT SiteWise é um serviço gerenciado que facilita a coleta, o armazenamento, a organização e o monitoramento de dados de equipamentos industriais em grande escala para ajudá-lo a tomar decisões melhores e impulsionadas por dados. Nessa sessão, cobriremos os fundamentos do serviço, além de demonstrações de uso do mesmo.

14º EVENTO DA TRILHA

DIFERENTES TIPOS DE CONECTIVIDADE EM IOT

No dia 16 de novembro às 15h, acompanhe o evento “Diferentes Tipos de Conectividade em IoT” realizado por Henrique Silva, via Zoom.

15º EVENTO DA TRILHA

MEETUP COM INTEL

O time Intel, Igor Freitas (Account Executive), Alessandra Cosme (Marketing Manager), Pietro Colloca (Technical Account Manager) e Yuri Daglian (Intern) realizarão um Meetup no dia 18 de novembro às 14h para uma sessão de perguntas e respostas, seguida de uma discussão geral sobre as tecnologias Intel.

16º EVENTO DA TRILHA

FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO EM IA

Acompanhe o evento “Fronteiras do Conhecimento em IA” no dia 23 de novembro às 10h, apresentado por Adeline Secolo e Rodrigo Andrade da Bosch.

17º EVENTO DA TRILHA

ESTÁ POR VIR

Aguarde…

18º EVENTO DA TRILHA

AUTOMAÇÃO DE DECISÕES – GERENCIAMENTO INTELIGENTE COM REGRAS DE NEGÓCIOS

Confira no evento “Automação de Decisões – Gerenciamento inteligente com regras de negócios”, no dia 30 de novembro às 16h, uma introdução a automação de decisões online nos negócios. Como avaliar uma situação sobre um evento que está ocorrendo em determinado momento valendo-se de IA e aplicação de regras. Com a participação de Saulo Nardin, Gerente de Negócios e Soluções na CPqD.

19º EVENTO DA TRILHA

5G E CONECTIVIDADE

Processamento em tempo real requer conectividade adequada e o 5G trará novas possibilidades e impacto positivo para o uso de dispositivos em diferentes ambientes, habilitando novas soluções para conexão.

Para saber mais, acompanhe o evento “5G e Conectividade em Soluções Industriais” no dia 02 de dezembro às 16h, apresentado por Gustavo C. Lima da CPqD.

20º EVENTO DA TRILHA

ESTÁ POR VIR

Aguarde…

PARTICIPANTES

Jefferson Simoni

Diretor de IoT, Digitalização e Inovação na Bosch

Graduado em Engenharia Mecânica e Filosofia, possui especialização em Administração e em Neuroaprendizagem. Está na Bosch há 38 anos, e tem experiência em diversas áreas da empresa. Atualmente é o head do departamento de IoT da América Latina.

Fabiano Sabatini

Account Manager e especialista em IoT da Intel Brasil

Account Manager e especialista em IoT da Intel Brasil. Engenheiro Eletrônico de formação pela FEI e com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV e MBA em BigData/Data Science pela FIAP e é um dos especialistas em IoT, Big Data e AI da Intel.

Luis Rego

Diretor de Vendas Enterprise da AWS

Enterprise Sales Manager – AWS. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, com especialização em Finanças (CEAG) e mestre em Sistemas de Produção e Informação pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

José Maria

Diretor de IoT, Digitalização e Inovação na Bosch

Arquiteto de Soluções para Parceiros na AWS Brasil. Possui experiência em soluções de Cloud Computing, Indústria 4.0 e Internet das Coisas. É Mestre em Tecnologia e Inovação pela UNICAMP e atua desde 2007 como professor universitário de Graduação e Pós Graduação.

George Randolph

CEO e Head de Analytics e Machine Learning da IPsense

Formado em Engenharia Elétrica na PUC-RJ. Antes de fundar a IPsense George foi sócio da Saga Sistemas, empresa pioneira na área de redes de computadores no Brasil.Hoje George está liderando a divisão de Analytics e Machine Learning da IPsense.

Igor Freitas

Account Executive for Industry

Igor Freitas é Executivo de Contas de Vendas responsável por contas-chave do setor de Indústria e Manufatura no Brasil. Possui MBA Executivo pelo INSPER, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Mestre em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Valéria Chaves

Head de Marketing para Plataformas de Inteligência Artificial e Internet das Coisas no CPQD

Graduada em Comunicação Social pela PUC, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e especialização em Marketing Internacional. Atua no desenvolvimento de soluções de AIoT e na integração de plataformas do CPQD.

Walter Wascheck Neto

Gerente de Inovação Aberta do CQPD

Walter Wascheck é responsável por Inovação Aberta do CPQD. Engenheiro de Controle e Automação formado pela Unicamp, com especialização em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica, é um dos responsáveis pela identificação e inserção do CPQD nos ecossistemas de inovação existentes no Brasil e no mundo.

Fernando Marino

Arquiteto de Soluções Blockchain

Graduado em Sistema de Informação pela IBMEC Metrocamp. Em 2020 fez a especialização “Blockchain Technologies: Business Innovation and Application” pelo MIT Sloan School of Management. Iniciou MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios em 2021 pela FGV.

Fernando Marino

Arquiteto de Soluções Blockchain

Graduado em Sistema de Informação pela IBMEC Metrocamp. Em 2020 fez a especialização “Blockchain Technologies: Business Innovation and Application” pelo MIT Sloan School of Management. Iniciou MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios em 2021 pela FGV.

Márcio Maestrelo Funes

Arquiteto de Sistemas no CPQD e Professor na FACENS

Mestre em Ciências Matemáticas e de Computação pela Universidade de São Paulo, membro revisor do Journal of Electrical Engineering, especialista em Sistemas Distribuídos Avançados, Banco de Dados Oracle e bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Franca.

Saulo Nardin

Gerente de Negócios e Soluções

Gerente de negócios e soluções no CPQD, graduado em Ciências da Computação pela UFscar com MBA em Finanças pela ESAMC. Atualmente é responsável pelas oportunidades relacionadas à plataforma de decisão do CPQD, principalmente com aplicações antifraude para o setor Financeiro e Saúde.

Gustavo C. Lima

Gerente de Soluções Wireless

Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações pela UNIFEI, mestre em Comunicações e Processamento de Sinais pela UFSC e Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações pela ANATEL.

Pietro Colloca

Technical Account Manager

Gerente Técnico de Contas da Intel Brasil, focado em AIoT e Client Computing. Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computadores formado pela FEI. Pietro possui experiência no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial e visão computacional.

Henrique Silva

Engenheiro de Tecnologia e Inovação – Bosch

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade São Francisco e pós-graduado em Sistemas Embarcados pela Faculdade de Tecnologia Senai Anchieta. Atuando como desenvolvedor no departamento de Inovação da Bosch, participando de projetos em diversas verticais, como mineração, indústria 4.0, cidades inteligentes e saúde.

Caroline Pereira

Engenheira de Tecnologia e Inovação – Bosch

Formada em Engenharia de Controle e Automação pela UFLA. Durante a graduação se envolveu em diversas atividades como Iniciação Científica, BAJA e Empresa Júnior. Atualmente faz especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e atua como Engenheira de Inovação e Tecnologia no PoC Factory Engineering na Bosch Brasil.

Alessandra Cosme

Intel Marketing Manager

Marketing para DPG (Grupo de produtos de Data Center) na Intel para o Brasil e Américas. Mais de 20 anos de experiência em Marketing em diferentes segmentos e disciplinas de marketing, da estratégia à execução. Graduado em Comunicação e pós-graduado em Marketing e MBA em gestão de novas tecnologias (Universidad de Barcelona, ​​Espanha).

Yuri Daglian

Intern em Engenharia de Aplicações

Yuri é um Intern em Engenharia de Aplicações na Intel Brasil. Atualmente, é estudante de engenharia elétrica na Universidade de São Paulo, e tem experiência no desenvolvimento de aplicações com FPGAs. Na Intel, trabalha no time de design e vendas, com ênfase nas áreas de IoT, AI e Client Computing.

Adeline Sécolo

Engenheira de Tecnologia e Inovação

Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, PhD em Inteligência Artificial Aplicada à Automação e Robótica cursado parte no Centro Universitário FEI e parte na Universidade de Linköping, Suécia.

Rodrigo Andrade

Engenheiro de Inovação de Tecnologia – Bosch

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduado em Sistemas Embarcados com foco em sistemas automotivos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mestre em aprendizado de máquinas com foco em visão computacional.

F.A.Q

A Era AIoT é um programa desenvolvido pelo Connectory em parceria com grandes players na área de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, que visa trazer uma experiência end-to-end  para o público técnico, de negócios, outras organizações, institutos de pesquisa e hubs de inovação.

Todas as pessoas que possuem interesse no tema.

Sim, fique à vontade para convidar seus colegas. Porém, todos precisam estar inscritos na trilha! Envie o link dessa página para seus colegas garantirem a inscrição.

Sim, teremos certificado de participação para a trilha como um todo, para aqueles que concluírem 70% de presença nos encontros ao vivo, os quais possibilitarão também a interação com os palestrantes e seus colegas.

Nem todos os eventos serão gravados e disponibilizados posteriormente. E lembre-se, para garantir o certificado é preciso participar dos encontros ao vivo.

Sim, sem problemas! Você é bem-vindo em nossa jornada em todos os eventos. Só fique atendo ao que você precisa realizar para receber o seu certificado.

Sim, teremos um grupo fechado no LinkedIn, com o objetivo de fomentar a interação e troca entre os participantes, além de disponibilizar conteúdos adicionais por parte dos organizadores.