Como usar a presença digital na geração de resultados

Como usar a presença digital na geração de resultados

Nos anos que antecederam o desenvolvimento e a expansão da internet, os consumidores buscavam informações a respeito das empresas ou efetuavam compras fisicamente. 

Nessa época de revolução digital, com a internet acessível a mais pessoas, em um ritmo aceleradíssimo todos os dias, é raro, pra não dizer quase impossível pensar num mundo sem internet, imagine para os negócios.   

Somos bombardeados por anúncios, promoções e perfis em nossas redes sociais. 

Qual é a primeira coisa que fazemos ao lembrar de uma empresa? Isso mesmo, pesquisá-la no Google!  

Encontramos o site, verificamos o endereço, sabemos sobre a sua história, produtos e avaliação pós-compra, sem esquecer de checar a fanpage. E o que estão falando dela? Procuramos os comentários e classificações dos consumidores e a sua reputação no site de avaliações.

Estamos avaliando a empresa a todo momento: Qual é o seu tempo de resposta de mensagens? O seu perfil/site está atualizado? O atendimento é humanizado e prestativo? Atendeu às minhas expectativas?

Se as respostas para essas perguntas forem negativas na mente do consumidor, há uma grande chance da imagem da sua marca ser afetada, estamos falando de uma escala de propagação que pode ser mundial.

Além de ser fundamental para a proximidade com o cliente e a geração de resultados, a presença digital contribui para a formação de parcerias, como também para o contato com fornecedores. É uma forma de mostrar-se atuante e competitivo no mercado.

Os dados reafirmam a importância da empresa no meio digital, segundo o relatório  da consultoria App Annie demonstrou que o Brasil é o 3º país, onde as pessoas mais gastam tempo em aplicativos com 3 horas e 45 minutos.

O app com mais usuários mensais em 2019 foi o Whatsapp, seguido dos apps de mobilidade e de instituições financeiras.

Compreendi o quanto o ambiente digital é importante, mas como usar a presença digital na geração de resultados?

Para iniciar um projeto de marketing digital, é preciso uma estratégia bem planejada, que seja primeiramente integrada ao seu propósito, nós falamos sobre ele em outro post aqui, defina quais são os objetivos organizacionais a serem atingidos: atrair e reter clientes, ganhar visibilidade, rebranding, entre outros.

Depois vem o estudo da persona, ou seja, do público-alvo, que vai ser o foco das suas ações.

A definição da persona exige descobrir as necessidades e preferências do consumidor com a análise do seu comportamento. Assim, você direciona as suas estratégias digitais para os clientes ou potenciais clientes ideais para o seu modelo de negócio.

O posicionamento da sua marca deve estar claro: Qual é o lugar que sua marca ocupa na mente do consumidor? A sua marca é a primeira a ser lembrada ou indicada para outras pessoas?

Antes de saber como atrair os clientes, descubra quem são os seus clientes.

Após descobrir quem são os seus clientes, escolha a melhor ou as melhores  plataformas/canais para chegar até eles a fim de divulgar os diferenciais da sua marca e quais problemas ela está disposta a solucionar.

Outro ponto relevante a ser abordado diz respeito à linguagem utilizada. Opte pelo tom de voz mais adequado ao seu nicho de mercado. Alguns segmentos permitem uma linguagem mais descontraída outros requerem uma abordagem mais técnica.

Lembre-se que você está falando com pessoas. A sua linguagem precisa interessá-las e tocá-las. Evite uma escrita robótica, com excesso de formalidade.

Mas, independente da linguagem, não perca a linha profissional. Você está apresentando a sua marca e seus benefícios para os consumidores. É a credibilidade da marca em evidência.

Em quais plataformas eu devo estar?

Cada plataforma tem um formato e um objetivo específico, selecionamos as principais plataformas em que o seu negócio deve comparecer, confira:

Site

O site é o canal que gera tráfego direto, os acessos são feitos diretamente no navegador por meio do link. Disponibilize informações sobre o que a empresa faz, cases/clientes e os meios de contato (inclusive as redes sociais). Para que as visitas no site ocorram com frequência mantenha o site atualizado e atrativo. 

Incorpore um blog corporativo ao site com conteúdos informativos (como temas que falam sobre tendências, produtos ou serviços oferecidos, negócios, etc.), gerando tráfego em todo o site, além de agregar mais valor para quem está acessando.

Blog 

O blog é um dos principais canais de conteúdo para conduzir visitas ao seu site. As ferramentas de busca e ranqueamento como o Google e SEO posicionam o seu blog conforme a sua relevância e atualização.

O objetivo do blog além de informar, é conseguir a atenção do leitor e conduzi-lo a uma ação: engajar uma venda, assinatura de newsletter, destacando os benefícios e vantagens do que está sendo oferecido. 

Linkedin

Para o segmento B2B – empresas que vendem ou prestam serviços para outras empresas, é fundamental ter um perfil e uma company page nessa rede corporativa. 

Com o Linkedin, você faz networking, recruta pessoas, acompanha outras empresas, têm informações recentes para você saber tudo o que está acontecendo no mundo dos negócios. 

Além de contatos, você apresenta os seus produtos e serviços ao ambiente corporativo e seus potenciais clientes com mais facilidade do que em outras plataformas, tratando-se de mercado B2B.

Facebook

As fanpages atendem empresas B2B e empresas B2C – empresas que vendem para consumidores finais.

Use a sua fanpage para divulgar os seus produtos e serviços, compartilhar o conteúdo do blog corporativo, conversar e tirar dúvidas dos consumidores por meio de mensagens.

Impulsione o seu conteúdo para aumentar o alcance da sua página, atrair mais curtidas ou promover as suas ofertas. 

Instagram

Segundo os dados da SproutSocial, a maior concentração de usuários está nos EUA com 116 milhões, seguido pela Índia com 73 milhões de usuários e o Brasil com 72 milhões de usuários.

A pesquisa ainda revela que 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram. Quanto a presença da marca, 78% dizem que as marcas no Instagram são populares, 77% são criativas, 76%  são divertidas e 72% são comprometidas com a construção da comunidade.

Diante da popularidade dessa rede social saiba como usá-la a favor da sua empresa.

Crie o seu perfil com um nome de usuário fácil de ser identificado, coloque uma foto de perfil com alta qualidade (identidade visual/logo). Defina a sua biografia com o que a sua empresa faz e sua especialidade. O seu perfil está pronto!

O Instagram é a rede social com mais apelo visual, então escolha as suas melhores fotos! Aliada a uma boa foto, coloque uma legenda curta e objetiva. Não esqueça de incluir as hashtags em alta e importantes.

Nem tudo é sobre produtos ou serviços, faça posts com eventos, clientes, pautas e datas. Compartilhe nos stories momentos descontraídos e rotineiros da empresa, mostre como a empresa é, mas sem deixar o profissionalismo de lado.

Mostre que você se importa, transforme clientes em fãs da marca.

Quando os consumidores marcarem a sua marca, curta como prova de que você está atento aos feedbacks sobre ela, responda os comentários e as mensagens do Direct. Engaje o seu público com um vínculo mais humano. 

Converse com o seu cliente e preste atenção no que ele tem a dizer!

Mantenha a sua rede social atualizada, mas isso não quer dizer que você deve postar todos os dias. Cuidado com a postagem excessiva! Em vez de atrair o público, o excesso de postagem faz com que os seguidores deixem de seguir e acompanhar a marca. 

Evite a saturação da rede social com a criação de um calendário editorial, assim, você cria estratégias do que postar, quais dias e em quais horários postar para os melhores volumes de tráfego e conversão.

Promova o seu Instagram nos links do site, blog e também em outras redes sociais. Você pode promover o seu perfil dentro do próprio Instagram por meio dos links patrocinados.

As redes sociais são alternativas para tornar a sua empresa referência em seu segmento e mais próxima do seu consumidor. As pessoas que acompanham suas páginas são interessadas na sua empresa, no seu conteúdo e consequentemente nos seus produtos/serviços. Aproveite essa interação para a construção de relacionamentos a longo prazo.

Mensuração de Resultados 

As métricas avaliam e identificam o que precisa ser melhorado nas estratégias em como usar a presença digital na geração de resultados. Alguns exemplos de indicadores:

  • Número de visita no site;
  • Tempo médio de visita no site;
  • Artigos/vídeos mais vistos;
  • Quantidade de leads.

A combinação de planejamento e ações estabelece a sua presença digital: converta tráfego em vendas! Entre em contato conosco para saber de que forma podemos ajudar a acelerar o seu negócio.

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