Código de Ética e Conduta

MENSAGEM DOS DIRETORES
 

Prezado(a) Colaborador(a) e prezados Clientes.

Nossa história é escrita todos os dias por pessoas fortes que colocam paixão e verdade em tudo o que fazem, buscando incansavelmente o sucesso delas e de nossos clientes.

Entendemos, que para o crescimento de uma empresa só é possível quando seus clientes e colaboradores estão unidos, conduzindo os negócios de forma ética, honesta e em total conformidade com as leis e regulamentos.

E, para garantir uma cultura organizacional focada na ética, na transparência, no respeito e no cuidado com o próximo, reunimos neste Código de Ética e Conduta diretrizes claras que devem fazer parte de todas as nossas atividades e nos ajudar a ser ainda melhores. Acreditamos que a maneira como nos comportamos é tão importante para o sucesso de uma empresa, quanto na entrega de resultados.

Nossas políticas de Conduta Ética são fundamentais para a forma como fazemos negócios e como colocamos nossos valores em prática todos os dias.

Convido você a ler, compreender e exercer no seu dia a dia o nosso Código de Ética.

Índice

Código de Ética e Conduta

Nossa missão

Ajudamos empresas de TI a desenvolver estratégias de aceleração de negócios, através de parcerias fortes, visando entregar os mais altos níveis de valor e resultados.

Código de Ética e Conduta

Nossa visão

Ser referência e autoridade no mercado de TI em relação a estratégias de aceleração comercial e desenvolvimento de novos negócios.

Código de Ética e Conduta

Nossos valores

Ética / Simplicidade / Inovação / Performance / Parceria / Humanismo / Diversidade

Objetivo
 

Este Código busca estabelecer as condutas que orientam o negócio e os relacionamentos da Lean Sales, por meio de sua governança corporativa e de seus colaboradores, de forma ética, transparente, profissional e de respeito mútuo. Este documento não contempla todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, entretanto, define os princípios básicos que devem nortear as nossas condutas em qualquer situação.

A quem se destina
 

As Normas do Código de Conduta se aplicam a todos os diretores e executivos, funcionários, prestadores de serviço e demais públicos que se relacionam com a LeanSales, independentemente da sua posição hierárquica ou área de atuação.

Como usar as normas para tomar boas decisões
 

Tomar boas decisões e fazer escolhas éticas geram confiança entre nós e com as pessoas com as quais interagimos. Porém, nem todas as situações com as quais você se depara são simples, não é mesmo?

Então, como você pode fazer a melhor escolha ao enfrentar circunstâncias difíceis ou pouco claras?

Como superar dilemas éticos?
 

Embora as Normas não digam a você exatamente o que fazer em cada situação, elas servem como uma orientação para ajudar você a tomar boas decisões e navegar por situações complexas nas quais a resposta pode nem sempre será clara.

Quando confrontado com uma decisão ou situação difícil siga estas etapas:

1
Pare
A situação deixa você desconfortável? Os seus instintos dizem que algo parece não estar certo? Pare antes de agir e considere como abordar a situação.
2
Pense
A sua abordagem é consistente com a cultura da Lean Sales e valores listados nestas Normas? Ela constrói ou mantém confiança? Nunca sacrifique a reputação e confiança construídas ao longo do tempo por um benefício de curto prazo.
3
Pergunte
Faça perguntas e obtenha ajuda. Fale com o seu líder ou com o Conselho de Ética. Obtenha ajuda. Envie um e-mail para juridico@leansales.com.br. Esses são bons recursos para ajudar você a tomar a decisão certa.

Você não precisa ter todos os detalhes ou ter certeza de que algo está errado para demonstrar preocupação com a integridade. Você pode ter certeza que trataremos suas informações com seriedade, justiça e prontidão, e se algo precisar ser corrigido, agiremos com base naquilo que aprendermos.

O que esperamos de você?

Esperamos que você respeite estas normas, as políticas da empresa e a lei.

ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ DEVE:

 
O que esperamos da liderança?

Como líder, você tem uma responsabilidade especial de estabelecer a cultura e o ambiente de trabalho da sua equipe. A maneira como você toma decisões e lida com os problemas, opiniões diferentes, estabelece a base da confiança com sua equipe, clientes e partes interessadas.


Seu sucesso e o sucesso da sua equipe dependem da confiança que constroem juntos.

 

TOME ESTAS MEDIDAS PARA CRIAR UMA CULTURA DE CONFIANÇA E INTEGRIDADE NA SUA EQUIPE:

Relações e comportamento no ambiente corporativo

Prezamos um ambiente de trabalho que capacita todos a fazerem o seu melhor! Acreditamos que um local de trabalho seguro inspira confiança e permite que todos contribuam e tenham sucesso. Portanto, atitudes como harmonia, cordialidade, respeito e espírito de compreensão devem predominar nos contatos estabelecidos, independentemente de posição hierárquica.
Logo, para manter um ambiente de transparência, confiança mútua e responsabilidade em todos os níveis, a Lean Sales adota as práticas a seguir.

Assédio, preconceito e discriminação

Tratamos as pessoas com respeito e não toleramos qualquer tipo de assédio, discriminação, preconceito ou tratamento vexatório entre funcionários, prestadores de serviços, clientes ou fornecedores.

FAÇA O CORRETO! Trate todos com dignidade e respeito.

NÃO TOLERE OU SE ENVOLVA:

– Em comportamentos discriminatórios, ofensivos, intimidador ou ainda em práticas de assédio ou bullying.
– Atitudes ou palavras que possam ser caracterizadas como assédio sexual;
– Discriminação com base em raça, cor, etnia, sexo, idade, estado civil, religião, orientação sexual, necessidades especiais, aparência, origem, convicção política ou qualquer outra forma de preconceito;
– Preferências ou favorecimentos decorrentes de afinidade pessoal, posição social, hierárquica ou tempo de trabalho;

O assédio moral é a exposição de uma pessoa a situações constrangedoras ou humilhantes no exercício do seu trabalho. Algumas frases podem parecer inofensivas, mas caracterizam a prática do assédio moral. Todos os colaboradores devem ficar atentos à utilização de palavras agressivas no ambiente de trabalho, como “incompetente”, “lerdo” ou “burro”, por exemplo.
Já, o assédio sexual, por sua vez, é definido como uma investida não desejada de natureza sexual, pedido de favores sexuais, exposição de material inapropriado ou qualquer outra conduta inapropriada, verbal, escrita ou física, de natureza sexual, no ambiente de trabalho. Isso inclui tentativas físicas, insinuações, mensagens, exposições de imagem ou qualquer situação que possa deixar um colaborador desconfortável e ofendido sexualmente.

Fumantes

A Lean Sales cumpre a legislação que proíbe o uso de cigarros em ambientes fechados e de uso coletivo em cumprimento a Lei 9.294 de 15 de julho de 1996.

Consideramos que os espaços internos e externos parcialmente fechados localizados nos projetos geridos pela Lean Sales não devem ser utilizados para a prática de tabagismo. Desta forma, é recomendado alinhar o tabagismo com os intervalos legais permitidos pela legislação trabalhista, sempre utilizando o bom senso na frequência para não prejudicar o desenvolvimento das atividades profissionais.

SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS / ÁLCOOL

A LeanSales se preocupa com a saúde e a segurança do ambiente de trabalho.

Espera-se que você cumpra as seguintes diretrizes:

 

Use o bom senso e tenha em mente que se espera que você desempenhe toda a sua capacidade no trabalho.

Não, pois, apesar de o almoço ser o seu horário de intervalo para refeição e descanso, você estará sob o efeito do álcool no retorno às suas atividades.

Relacionamento afetivo

A Lean Sales não é contrária a relacionamentos afetivos nem em relação ao parentesco entre os funcionários, desde que não se verifiquem conflitos de interesse nos termos das políticas pertinentes da empresa. Questões particulares não devem interferir na rotina de trabalho, sejam elas demonstrações públicas intimas de afeto ou discussões.

Conflito de interesses

Tomamos decisões boas para as nossas equipes, para o nosso trabalho e estritamente nos interesses da Lean Sales. Podem surgir conflitos de interesse quando uma decisão é tomada por influência, ou que pareça ter sido influenciada por interesses pessoais, familiares, financeiros, políticos ou outros interferem ou conflitam com a nossa lealdade à empresa ou com a nossa capacidade de tomar as decisões corretas em nome da Lean Sales.

Se não tratarmos de potenciais conflitos de interesse com cuidado, essas situações podem ter impacto sobre as decisões que tomamos, reduzindo a confiança dentro da equipe e prejudicando a reputação da Empresa.

Como criamos confiança:

Corrupção e suborno

Na LeanSales, não toleramos corrupção em nenhum de nossos negócios. Temos orgulho da nossa reputação e não toleramos práticas antiéticas de qualquer tipo, bem como quaisquer favorecimentos, subornos, pagamentos de quaisquer quantias em dinheiro e distribuição e/ou recebimento de brindes, produtos, presentes ou entretenimento, com a finalidade de obter vantagens em decisões ou utilizar de influência para manter negócios.

As nossas atividades devem ser em estrita conformidade com os PRINCÍPIOS e VALORES previstos neste Código, em especial aquelas que proíbem práticas de corrupção, incluindo a Lei nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”) e regulamentos aplicáveis.

Portanto, o Colaborador, Fornecedor e Prestador de Serviço da LeanSales deve comprometer-se a adotar medidas de combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive no que tange pagamento ou recebimento de vantagens indevidas, de qualquer tipo (propina) seja em seu nome ou em nome da LeanSales. Se lhe oferecerem ou solicitarem suborno, você deve imediatamente recusá-lo e comunicá-lo ao Conselho de Ética.

Utilização de recursos físicos

Ao utilizar os bens e recursos da Lean Sales tais como celulares corporativos, notebooks, desktops, copiadoras, impressoras, materiais de escritórios, projetores, entre outros deve estar ciente da responsabilidade com cuidado e zelo para manutenção dos bens.

O uso deve ser realizado de modo para atender a fins estritamente profissionais e não pessoais e sempre em concordância às diretrizes deste Código. O colaborador é responsável por zelar pelo bom estado e uso de todos os bens e recursos da Lean Sales, não sendo permitido em nenhuma hipótese: Uso da internet, e-mail corporativo, computadores e demais equipamento para realização de atividades ilegais, antiéticas e inadequadas, como por exemplo: jogos em geral, acesso a sites pornográficos, divulgação de informações não autorizadas, entre outros.

Todas as mensagens distribuídas pelo sistema de correio eletrônico são de propriedade da Lean Sales, portanto, caso a empresa julgue necessário, os e-mails poderão ser monitorados sem prévia notificação. Todos os ramais utilizados para realizar negociações ou atender clientes, fornecedores, prestadores de serviço são gravados e as ligações ficam armazenadas durante o prazo mínimo de 5 (cinco) anos conforme exigência legal e melhores práticas de mercado

Uso de meios de interação social

O uso do telefone deve ser ponderado e restrito aos assuntos de trabalho. Este recurso pode ser usado para assuntos não relacionados ao trabalho de maneira rápida e ocasional.

Não é permitido publicar e divulgar imagens, comentários, informações privilegiadas e restritas relacionadas à Lean Sales. Todo aquele que utilizar indevidamente esses recursos estará violando seu contrato que mantém com a Lean Sales.

Informe a área responsável sempre que houver algum problema com os equipamentos e bens para que as devidas providências sejam tomadas.

DRESS CODE – Dicas de alinhamento e adequação de postura:

A Lean Sales acredita que vestir-se corretamente no ambiente de trabalho denota respeito, credibilidade e compromisso, além de ser uma ferramenta de marketing pessoal que contribui decisivamente para a formação de uma imagem de profissionalismo e atenção com a carreira.

Logo, recomenda-se usar roupas adequadas quando presentes no ambiente corporativo e evitar exageros que se sobreponham ao profissionalismo.

Bom senso, sempre!

Em havendo a necessidade de preservar a identidade visual da empresa e considerando que a Lean Sales não formaliza um estatuto obrigatório aos colaboradores do uso de uniforme, apresenta-se algumas regras simples, de domínio geral, que devem ser levadas em considerações pelos referidos profissionais, com as seguintes diretrizes de Dress Code:

 

1. LEMBRE-SE: A ROUPA UTILIZADA EM AMBIENTES CORPORATIVO É DIFERENTE DA ROUPA DE LAZER OU NOITE

Não é adequado o uso de roupas muito justas, curtas, decotadas, transparentes e esportivas.

2. BARRIGA DE FORA, MUITA TRANSPARÊNCIA, RENDA E/OU BRILHO

Roupa muito justa, decotes e fendas, rasteira aberta e chinelos, excesso de acessórios, peças grandes ou que fazem muito barulho, cintura baixa, muito colorida ou até estampas exóticas, tomara que caia e alças de sutiã à mostra não são apropriados no ambiente corporativo.
O comprimento ideal para saias é de, no máximo, até três dedos acima dos joelhos

3. PARA HOMENS, A ATENÇÃO É COM A APARÊNCIA GERAL

O ideal é manter cabelos bem cortados, barba bem-feita e roupas bem conservadas. Blusas de times esportivos, não são apropriados no ambiente corporativo.

4. CALÇA JEANS

Apesar de ser uma peça casual, a calça jeans nas cores escuras ou com uma única cor, sem excesso de detalhes e com cortes retos podem ser uma alternativa para o dia a dia. Jeans com efeito rasgado, tanto para homens como para mulheres, deve ser evitado.

DA SÉRIE… que tal me deixar para a academia?

DA SÉRIE… que tal me deixar para o fim de semana?

DA SÉRIE……que tal me deixar para a balada?

Proteja as informações confidenciais e de propriedade intelectual

Protegemos e respeitamos o valor de negócio de informações e ideias, quer pertençam à Lean Sales, quer a outra empresa.

Podemos perder nossa vantagem competitiva se divulgarmos informações confidenciais que tomamos conhecimento a partir de empresas com quem fazemos negócios.

A proteção de informações e de ideias, quer sejam as nossas, quer de outros, é crucial para o sucesso de nossos negócios e constrói a nossa reputação como um parceiro de confiança.

Portanto, temos a responsabilidade de zelar e administrar a divulgação das informações referentes aos projetos que estão sob nossa gestão, mantendo restrita a divulgação destas que poderão estar armazenadas em diversos suportes tais como, mas não se limitando a: documentos eletrônicos, sistemas de informação / bases de dados, documentos em papel, mídias de armazenamento (ex.: discos, cartões de memória, etc.), informação transmitida verbalmente e por e-mail.

Precisamos proteger e gerenciar de forma eficaz as informações confidenciais sensíveis ou altamente sensíveis que forem compartilhadas externamente, visto que a empresa pode ser prejudicada, afetando os seus resultados financeiros e também a nossa reputação.

Logo, as informações de cada área devem ser armazenadas em local seguro e somente podem ser compartilhadas com áreas e pessoas que devem ter acesso a estes dados.
Registre-se, mesmo com o término do vínculo empregatício e/o prestação de serviço as informações de caráter confidencial referente aos projetos da Lean Sales devem ser protegidas da publicidade indevida, cabendo a parte que der causa a divulgação a e responsabilização pela ação.

Faça o correto:

Senhas de acesso

As senhas de acesso aos computadores, à rede corporativa e ao correio eletrônico corporativo são de caráter sigiloso, pessoal e intransferível, não podendo ser objeto de compartilhamento em hipótese alguma.

Relações com fornecedores, prestadores de serviços e outras partes interessadas

Mantemos elevados padrões éticos e esperamos que os nossos fornecedores, prestadores de serviços e outras partes interessadas que trabalham em nosso nome, satisfaçam as normas que estabelecemos para nós mesmos.

Ganhamos confiança com os nossos clientes quando retornamos valor para eles e não lhes pedimos para fazer algo que nós mesmos não faríamos.

Nós incentivamos todos os nossos parceiros de negócios a adotar compromissos claros sobre ética nos negócios iguais àqueles descritos em nosso Código, e qualquer um atuando em nome do Lean Sales deve assegurar que as suas ações estão em conformidade com o nosso Código e políticas.

 

Atividades sindicais e políticas

Prezamos pelo relacionamento com as entidades sindicais e a sua importância na relação com os colaboradores.

Portanto, respeitamos a livre associação dos colaboradores e a negociação coletiva, reconhecendo a sua legitimidade e cumprindo os acordos e convenções coletivas

Vigência

Todas as determinações contidas neste Código de Ética e Conduta deverão ser cumpridas a partir da data de sua publicação e terão validade até a publicação da revisão deste Código.
A revisão será realizada sempre que houver necessidade!

FAÇA O CORRETO!

Se você é responsável por um relacionamento com um fornecedor ou prestador de serviços, você deve certificar-se de que os compromissos dele atendem os nossos padrões, políticas, e certificar que ele cumpre as leis aplicadas ao seu setor.

Esperamos que os fornecedores, prestadores e partes interessadas, no mínimo cumpram:

Violações ao código de ética e conduta

As ações praticadas em desacordo com as leis, ainda que não tenham sido destacadas neste Código, serão considerados violação ao Código de Ética e Conduta da Lean Sales. 

Compete a todos zelar pelo devido cumprimento deste Código e agir de forma a prevenir a prática de eventuais irregularidades, quer seja colaboradores, prestadores de serviços de qualquer natureza ou fornecedores.

A transgressão dos princípios éticos mencionados no Código ou qualquer ação ou omissão que cause prejuízos materiais ou imateriais a empresa e aos seus colaboradores resultarão em ações disciplinares que podem resultar no desligamento do colaborador, na rescisão de contrato firmado com terceiro, na destituição do Conselheiro, sem prejuízo das medidas judiciais aplicáveis. As infrações éticas que vierem a ser cometidas serão analisadas pelo Conselho de Ética, o qual decidirá qual medida disciplinar se adequa ao caso concreto.

Dúvidas e comunicação de violações

Lembre-se: O seu líder geralmente está na melhor posição para ajudar em relação às preocupações éticas.

Para questões sobre o ambiente de trabalho, também é possível contatar a área de Recursos Humanos.

Contamos com um Conselho de Ética, que é responsável por analisar as ocorrências excepcionais de situações antiéticas relatadas por colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, inclusive que não estejam descritas neste documento.

Portanto, o Conselho também é responsável por manter o sigilo de todos os relatos recebidos.
Contudo, relatos podem ser feitos a qualquer momento para os seguintes canais de atendimento:

E-mail: conduta@leansales.com.br