Blog Lean Sales

Categorias


Últimas postagens


Blog Lean Sales

As 5 principais tendências de tecnologia em 2020

Esteja atento as principais tendências de tecnologia e como elas atingem o seu negócio. Prepare-se para o futuro.

Carmelise de MedeirosCarmelise de Medeiros

O ano de 2020 é marcado por grandes promessas em revoluções tecnológicas tanto em soluções quanto em inovações das tecnologias já existentes. A conjuntura atual é propícia para investimentos e inclusão nos ambientes de TI empresariais.

A tecnologia vem como uma forte aliada estratégica para o alcance dos objetivos a curto, médio e longo prazo. Pauta de muitas discussões a respeito de sua atuação, ela modificou o modo de como nos informamos, consumimos e interagimos com empresas e consumidores.

Análises preditivas e imediatas, decisões em tempo recorde guiada pela Inteligência Artificial, cidades inteligentes, volumes de dados em escalas exponenciais. A comunicação e dados ganharam proporções jamais vistas ao mesmo tempo em que ameaças e a preocupação com a segurança de dados tornam-se cada vez mais recorrentes.

Na era dos dados, da ficção científica para os negócios, a competitividade inicia-se com ferramentas poderosas para antecipar-se às tendências, ganho de lucratividade e diferencial de mercado. Afinal, tecnologia e pessoas se complementam para o sucesso no âmbito empresarial.

Selecionamos as principais tecnologias em evidência previstas para 2020 com dados de relatórios e conceitos para o seu negócio:

1. Inteligência Artificial 

Os conceitos de Inteligência Artificial apontam para uma tecnologia que aposta no desenvolvimento de máquinas habilitadas para resolver problemas que só eram solucionados através da capacidade intelectual dos seres humanos. 

A Inteligência Artificial impulsionou o Aprendizado da Máquina (ML) e o Deep Learning (DL), a partir daí temos análises preditivas e dados transformados informações importantes para a tomada de decisão.

A automação nas empresas com IA está presente na identificação do perfil do consumidor com base em seus interesses em comum como acontece nos serviços de streaming e outros segmentos do varejo. 

No atendimento ao cliente também utiliza-se a IA por meio de assistentes virtuais/chatbots que são máquinas/soluções inteligentes que possuem aptidões para responder  aos comandos de texto ou voz como no caso da Siri da Apple e o Google Assistant, que são programados para automatizar os diálogos e interagir com as pessoas.

Dados sobre IA de acordo com o Gartner:

2. IoT

A Internet das Coisas deriva do termo em inglês Internet of Things (IoT) como o próprio termo se refere a internet conectada aos objetos. Dessa forma, qualquer coisa pode ser conectada a internet desde aparelhos domésticos, máquinas até carros ou edifícios.

Os sensores inteligentes facilitam a vida de pessoas e empresas,as quais vão poder conectar seus dispositivos móveis, equipamentos como impressoras, geladeiras, TVs e controlar a iluminação e móveis, chegando aos espaços públicos e cidades inteligentes.

3. Nuvem 

Os serviços que fazem parte da computação em nuvem se classificam em nuvem pública, onde o provedor administra os serviços via internet. Na nuvem privada, os serviços são gerenciados pelo provedor sob a demanda e necessidades de uma empresa específica (cliente) e a nuvem híbrida combina os serviços da nuvem pública e privada para entregar benefícios como agilidade e economia de custos aos clientes.

Apresentada como uma tendência estratégica de tecnologia para 2020 pelo Gartner, a nuvem distribuída é um ambiente, onde o os serviços públicos da nuvem são distribuídos fora dos data centers físicos do provedor, mas todas as operações são controladas por ele.

O ambiente multicloud permite que a empresa desfrute de vários provedores de nuvem para suprir suas aplicações e outras demandas, assim a organização consegue ter mais vantagens como segurança e redução de custos, além das possibilidades de expansão. 

A Inteligência Artificial baseada na nuvem aumentará 5x até 2023, tornando a IA um dos principais serviços de nuvem diz o Gartner.

4. Hiperconvergência 

A hiperconvergência reúne os elementos físicos e virtuais de uma infraestrutura ( servidores, redes e hardware de armazenamento) em uma camada só e virtualizada, assim é composto por um dispositivo somente controlado por um software.

Os benefícios são percebidos num sistema amplo e simples ao mesmo tempo, que executa as aplicações com mais eficiência, sendo uma tecnologia ideal para cargas de trabalho mais críticas.

5.Redes 5G e WI-FI 6

Como atualização da geração anterior (4G), a conexão móvel 5G surge com banda larga mais veloz,que permite a conexão de vários usuários simultaneamente com a capacidade de tráfego maior.

Além dos dispositivos móveis, a 5G objetiva ampliar sua tecnologia quando agregar a realidade aumentada e os dispositivos IoT a sua rede.

A nova geração do WI-FI, conhecida como 802.11ax, tem o intuito de melhorar a eficiência e conectividade de vários dispositivos ao pontos de acesso de modo sincrônico, tanto em locais públicos quanto em ambientes privados, prezando pela segurança em redes empresariais ou abertas.

Espera-se a conexão de até oito dispositivos conectados simultaneamente sem a perda de velocidade ou falhas na rede, além da economia de bateria em smartphones e dispositivos IoT.  

 A partir das tendências destacadas, aproveite os benefícios da tecnologia e molde a sua organização para o futuro. Compreenda quais são as necessidades emergentes no seu mercado de atuação,  tal como a tecnologia mais adequada para suas atividades. 

Prepare-se com toda a expertise em transformação digital da Lean Sales. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Comentários 0
Nenhum comentário até o momento.