10 dicas de marketing e vendas para gerar oportunidades na conjuntura atual

A transformação digital é um assunto que vem chamando muita atenção ultimamente, principalmente com as mudanças que estão acontecendo e que gerou entre outros impactos, a busca pela reinvenção.

Falar em transformação digital ou estar presente no mundo digital não é mais um diferencial, é sobrevivência! Isso mesmo, quem não estiver disposto a fazer sua migração para o digital, corre um sério risco de ficar fora de mercado.

Bom, já falamos sobre a importância de você alinhar a sua marca ao seu propósito  (Qual é o papel da sua marca na vida das pessoas?) e como usar a presença digital ao seu favor. Mas se você está entrando no universo digital agora e não tem ideia de como usar o marketing e vendas em seu negócio com tudo o que está acontecendo, calma! 

Preparamos esse conteúdo para te ajudar com as 10 dicas de marketing e vendas para gerar oportunidades na conjuntura atual que foram assunto em um Webinar da SYNNEX Comstor com a participação dos nossos diretores Jorge Dalfovo e Rafael Andrade.

Antes de irmos para as 10 dicas de marketing e vendas, é importante entendermos algumas modificações nesses setores, onde durante muito tempo houve uma divisão entre o setor de marketing e o comercial. Marketing queria leads enquanto o comercial desejava as vendas. Essa combinação entre eles mudou, cada vez mais esses setores estão sendo integrados para estratégias mais assertivas.

1. Construa e amplie o seu Pipeline 

Algumas empresas estão sentindo um pouco menos os impactos desse cenário por causa do seu pipeline bem construído e sólido. Percebe-se que um pipeline sólido faz com que as situações emergentes/mudanças sejam mais previsíveis. 

Para construir um pipeline, aposte na criação de um discurso humanizado, tenha dados, faça uma abordagem empática (compreensão do que o cliente está passando e como ajudá-lo), defina as etapas de como será feita a aquisição de clientes, não esquecendo de segmentar o seu cliente e por fim metrifique e aprimore. 

A metrificação e aprimoramento é muito importante em qualquer etapa em marketing e vendas porque permite solucionar o erro mais rápido (Qual foi o erro? O que eu posso fazer para solucioná-lo o mais rápido possível?).

Dicas para construir e ampliar o seu Pipeline:

  • Tenha múltiplos canais de aquisição;
  • Tenha a cultura de prospecção humanizada;
  • Saiba como contornar as principais objeções;
  • Defina todas as etapas da aquisição de clientes;
  • Acompanhe a jornada do cliente e não deixe o mesmo esfriar;
  • Segmente seu público alvo por: geografia – vertical – tamanho e outros;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

2. Posicione-se digitalmente e construa uma jornada digital 

A construção da jornada digital acontece na busca por um posicionamento digital, isto é, vai além de ter um site ou posts em mídias sociais, estamos falando de campanha: Para que eu estou fazendo essa campanha? Como eu vou fazer a conversão dessa campanha em oportunidade? Crie conteúdos com foco em 100% SEO para que você seja reconhecido na busca do seu cliente como autoridade no assunto e depois compartilhe os seus conteúdos nas mídias sociais com estratégia/ metrificação.

Construa uma jornada que possa executar, medir e aprimorar o que já está sendo feito. 

Dicas para construir a sua jornada digital: 

  • Tenha um site profissional, que seja atualizado e remeta à qualidade da sua marca;
  • Seus produtos precisam estar em landing pages com foco em conversão;
  • Tenha um blog onde seu conteúdo seja 100% para SEO (não publique apenas por publicar);
  • Compartilhe seus conteúdos em mídias sociais onde estão os seus clientes;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

3. Crie estratégias de mídias sociais e social selling

Não fique fora das mídias sociais! Esteja presente para a sua persona a todo momento, gerando conteúdo para trazer o seu público-alvo mais para perto do seu negócio.

Dicas de estratégias de mídias sociais e social selling:

  • Não utilize experiências passadas como crenças futuras;
  • Onde está seu público? 
  • O que ele está procurando? 
  • Qual é o problema latente que sua empresa resolve? 
  • Como chamar a atenção dele para um clique?
  • Direcione todo o tráfego para landing page do seu site;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

4. Gere e compartilhe conteúdo de qualidade

Para gerar e compartilhar conteúdo de qualidade, considere a fonte de pesquisa (cuidado com as fake news), busque tratar de temas relevantes que falem de estratégias e negócios, não somente conteúdos com uma abordagem sobre produtos.

Para que você seja reconhecido como autoridade no assunto dentro das ferramentas de busca, os seus conteúdos precisam ter estratégias de copywriting e palavras-chave dentro do tema, estabelecendo um mínimo de palavras (acima de 700 ou 1000 palavras, em média), assim o Google faz um ranqueamento de forma estratégica da sua empresa. 

Outro ponto importante diz respeito aos conteúdos audiovisuais. Não deixe de fazer pequenos vídeos sobre soluções e podcasts, que despertem o interesse do público-alvo pelo assunto abordado. 

Entenda o comportamento da sua persona e escolha o conteúdo que mais vai trazer resultado para o público-alvo. Aposte em conteúdos de fácil compreensão, sem ignorar o apelo visual, e também considere a importância dos artigos mais técnicos quando a sua persona consome mais esse tipo de informação. 

 Dicas para gerar e compartilhar conteúdo de qualidade:

  • Qualidade é o mais importante;
  • Tenha um blog para postar conteúdos relevantes;
  • Faça conteúdos multimídia: vídeo, podcast, Webinar;
  • Tenha cases de sucesso objetivos mostrando qual problema você resolve;
  • Infográficos são visuais, demonstram clareza nas soluções;
  • White Papers são mais técnicos, porém necessários;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

5. Busque interesse e atenção do seu público-alvo

Se você quer ser visto e lembrado pelo seu público-alvo, invista em e-mails marketing simples (que parecem um conversa com o seu público) e os personalize para resultados mais otimizados. Direcione o conteúdo relevante de acordo com perfil de cada cliente. 

Dicas para atrair a atenção do público-alvo:

  •  Esteja presente. Quem não é visto não é lembrado; 
  • Tenha estratégias de e-mails marketing;
  • Faça Webinars apresentando soluções e tirando dúvidas;
  • Procure se diferenciar em suas estratégias de e-mail marketing e Webinars; 
  • Tenha campanhas de anúncios;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

6. Saia do marketing comum e entenda a personalização (ABM)

Antes de fazer um marketing baseado em contas (se você deseja atender um público específico, não estamos falando de marketing para massa), tenha ferramentas como o CRM, plataformas de automação, Analytics e outras para ajudar na escolha de seus clientes-alvo, os clientes potenciais que você deseja alcançar (Qual é o tamanho da empresa? Quem são os melhores clientes? Quem são os mais engajados?) para fazer estratégias customizadas e direcionadas para esses clientes com mais chances de conversão. 

Dicas para personalização ABM:

  • Conheça o perfil dos seus clientes. 
  • Não tem como enviar tudo para todo mundo;
  • Dentre seus clientes targets, quais são os escolhidos a dedo? 
  • Crie ofertas e conteúdos específicos e direcionados a eles;
  • Faça uma mala direta personalizada e que faça sentido, que chame a atenção; 
  • Metrifique ∞ Aprimore.

7. Não se esqueça da sua base interna de clientes

    Dicas para atender a base interna de clientes:

  • Lembre-se do Princípio de Pareto (20×80);
  • Vender para a sua base de clientes é mais fácil do que para novos;
  • Tenha rotinas e apontamentos no seu CRM para estar sempre presente;
  • Não apareça somente para tirar pedidos. Vivemos uma era de oportunidades e relacionamentos;
  • Você sabe como estes clientes estão enfrentando a crise?
  • Qual é a campanha que você pode fazer apenas para a sua base de clientes?
  • Ofereça demonstrativos de produtos;
  • Ofereça upgrades de serviços;
  • Serviços adicionais em formato de bonificação.
  • Metrifique ∞ Aprimore. 

8.Treine a sua equipe e faça alinhamentos de discurso

A força de vendas precisa de treinamentos constantes para boas práticas e lidar com situações adversas, pois no dia a dia enfrentamos diversas objeções na interação com o cliente. Faça alinhamento e posicionamento para que todos tenham o mesmo discurso, reduzindo ruídos.  

Dicas de treinamento e alinhamento:

  • Todos devem “falar a mesma língua”, inclusive manejar situações de “saia justa” e objeções da mesma forma;
  • E se eu treinar e ele for embora? E se você não treinar e ele ficar? 
  • Comece pelo simples, equalize os discursos do seu time;
  • Apresente a importância das ações de marketing para todos estarem por dentro das estratégias adotadas pela empresa; 
  • Treine para o uso de ferramentas de CRM (necessário);
  • Metrifique ∞ Aprimore.

9. Fortaleça o time comercial 

Não esqueça de manter a comunicação com o time e também realize algumas campanhas de bonificação (jogos/gamificação) para que a equipe permaneça motivada. Faça treinamentos técnicos e também alinhe o conhecimento de mercado com todo o time.

Dicas de ações para o time comercial: 

  • Feito é melhor que perfeito;
  • Crie materiais digitais para o seu time comercial;
  • Faça campanhas de incentivo interno para manter uma boa energia;
  • Dê visibilidade de mercado, traga informações relevantes que tenham impacto no dia a dia;
  • Bonifique com treinamentos e certificações;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

10. Não cancele eventos

Estamos na era do novo normal, é importante repensar e criar novas estratégias com novos temas, eventos diferentes em formatos virtuais, Webinar com experiências diferentes (por exemplo, enviar um item de degustação para o cliente com o convite do Webinar). Todo evento virtual necessita de planejamento (Qual será o tema? Quem será os participantes?) com no mínimo 30 dias de antecedência.

Dicas para criar eventos digitais:

  • Crie novas estratégias para tornar seus eventos totalmente digitais;
  • Ofereça uma experiência única que gere um alto nível de engajamento com o seu público;  
  • Incentive a interação durante o Webinar com os participantes.
  • Grave seus Webinars para compartilhar posteriormente com outros clientes potenciais; 
  • Não se esqueça do pós-evento;
  • Metrifique ∞ Aprimore.

Entendemos o novo cenário em que estamos vivendo, mas as empresas precisam estar preparadas para as situações emergentes. Conte com a Lean Sales para desenvolver estratégias que ajudam o seu negócio. 

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Carmelise Medeiros

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